É fato que lâmpadas fluorescentes são práticas, econômicas e indispensáveis em nosso dia a dia. Só que elas são altamente tóxicas, porque contêm mercúrio em sua composição. Quando descartadas de forma inadequada, elas trazem riscos enormes a nossa saúde. Para o descarte correto, a Mejan utiliza o sistema Bulbox, um sistema próprio, completo, devidamente licenciado pelos órgãos ambientais e que oferece um excelente custo-benefício. Ele faz a descontaminação das lâmpadas fluorescentes no próprio local de armazenagem e isso gera economia com o transporte e redução no espaço de estocagem.
O processo de descontaminação se dá da seguinte maneira:
- o sistema tritura as lâmpadas;
- no processo de trituração, as partículas sólidas ficam depositadas no tambor e as pequenas partículas e o gás de mercúrio são aspirados;
- o filtro de retenção de fósforo faz a filtragem do pó fosfórico e de pequenas partículas de vidro;
- o filtro de retenção faz a retenção do mercúrio;
- o sistema devolve ar limpo à atmosfera.
Como o sistema funciona a vácuo, ele evita riscos de contaminação do ar por gases nocivos e oferece total segurança na operação, devolvendo ao meio ambiente apenas ar descontaminado. É assim que esse sistema versátil e seguro contribui para a preservação ambiental, evitando a contaminação do ar e do solo pelo mercúrio, possibilitando a descontaminação e a reutilização dos materiais.