Por que as empresas devem se preocupar com o tratamento de seus resíduos?

O Brasil é um dos maiores produtores de lixo do mundo. As principais produtoras de resíduos são as empresas, por isso elas devem estar sempre atentas ao tema e procurar soluções para os resíduos produzidos.

Existem diversas obrigações que a legislação impõe sobre como descartar e destinar os seus resíduos. Agora quando o gerador não dá a devida importância ou não cumpre com suas obrigações, poderá sofrer multas, interdições e até mesmo a detenções dos responsáveis.

Em 30 de junho de 2020, o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Portaria nº 280, instituiu o Manifesto de Transporte de Resíduos e o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos. O Manifesto de Transporte de Resíduos agora é totalmente digital, eliminando o uso de papel. A ferramenta aumenta a segurança para que os geradores de resíduos possam ter uma comprovação efetiva da destinação final ambientalmente adequada dos seus resíduos. O novo método também é mais eficaz para gerar informações precisas para o transportador, agilizar processos de fiscalização e permite que, em caso de acidentes, o atendimento seja mais ágil.

É de total responsabilidade do gerador emitir o formulário do MTR para informar quem irá transportar e destinar os resíduos. A não emissão acarreta multa.

Faça sua parte e regularize sua situação com o Ministério do Meio Ambiente. O descarte correto é bom para todos. Contate a Mejan Ambiental e regularize sua situação.

HIDROJATEAMENTO X COVID-19

Saiba como o serviço pode ser um aliado da saúde neste momento de pandemia

O coronavírus se tornou um grande problema global. É quase impossível conter a disseminação em lojas, empresas, indústrias, prefeituras, centros de saúde ou lugares onde hajam grandes aglomerações. Com o isolamento social, a proliferação da doença tende a diminuir, desde que sejam seguidas as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde). Mas como limpar grandes centros, ruas, unidades de saúde e outros lugares que possam acumular o vírus?

Nos últimos meses, o HIDROJATEAMENTO tem sido muito requisitado por empresas, indústrias e prefeituras para desinfetar ambientes. O serviço consiste em um caminhão equipado com reservatório de água e uma bomba de alta pressão. O jato remove acúmulo de materiais ou resíduos em superfícies, e está sendo usado com produtos sanitários, onde é possível matar o vírus e evitar que mais pessoas venham a ter a COVID-19.

Pode-se ver relatos do uso do equipamento em diversas cidades do nosso país e até mesmo fora do Brasil. O uso comum do hidrojateamento é para desentupir tubulações, remover sujeiras ou resíduos de quaisquer ambientes.

Na Mejan Ambiental você conta com esse e outros serviços. Conheça nossa empresa. Somos amigos do meio ambiente e da saúde pública. Conte sempre com a gente!


6 dicas essenciais para melhorar sua qualidade de vida durante a quarentena

blog mejan_cabeçalho.jpg

O que você tem feito em casa pela sua saúde e para colaborar com a natureza? Este período de quarentena está mudando a vida de todo mundo, que tal mudar também alguns hábitos, deixar sua casa mais ecológica e cuidar mais de você e do planeta? É possível revolucionar sua vida gastando pouco. Se ligue nas dicas da Mejan.

1) Opte por lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED custam um pouco mais, mas são um ótimo investimento. Elas gastam 80% menos energia e possuem vida útil bem maior que as lâmpadas comuns ou incandescentes.

2) Mantenha os ambientes abertos
Deixar os ambientes bem arejados é bom para sua saúde e também para o seu bolso. Durante o dia evite acender as luzes, curta a luz do sol.

3) Tenha sempre plantas em casa
As plantas além de deixarem os cômodos mais bonitos, são ótimos filtros energéticos e também melhoram a qualidade do ar.

4) Você é responsável pelo seu lixo
Separar o lixo é uma atitude que ajuda muito o meio ambiente. Transforme o lixo orgânico em adubo para enriquecer o solo e deixar suas plantas mais bonitas. Aproveite ao máximo as opções de reciclagem, dá para fazer inúmeras decorações com garrafas pet, vasilhames e outros materiais.

5) Tenha uma horta em casa
Que tal aproveitar o período para plantar? Faça sua horta. Cultive legumes, ervas, temperos e o que mais você quiser. É uma ótima forma de aproveitar melhor seu tempo e economizar no supermercado.

6) Conte sempre com a Mejan Ambiental para descartar resíduos
Na Mejan você conta com a destinação correta de resíduos para TODOS os tipos de materiais. Limpeza e saúde caminham lado a lado. Conheça nossos serviços e colabore com o planeta.

blog mejan_cabeçalho cópia.jpg

Mudar hábitos, repensar, reciclar e cuidar do planeta são atitudes que mudam o mundo. Na Mejan Ambiental você conta diversos serviços que cooperam pela preservação ambiental e saúde pública. Descartar os resíduos corretamente é preservar a vida. Faça sua parte, nós estamos fazendo a nossa.

E aí, gostaram? Deixem seus comentários para a gente!

Está na hora de você saber mais sobre a bioeletricidade

https-::www.revistacanavieiros.com.br:bioeletricidade-brasileira-equivale-a-2x-o-consumo-paraguaio

A biomassa é constituída por toda matéria orgânica, pode ser de origem vegetal ou animal, e é utilizada na produção de energia. Esse tipo de energia é menos poluente que os combustíveis fósseis (carvão, petróleo), além de ser uma opção alternativa, é sustentável e de baixo custo.

Entre as principais fontes energéticas geradas por meio da biomassa encontra-se a cana-de-açúcar, que é aproveitada para a produção do álcool. O bagaço da cana-de-açúcar é o principal recurso potencial para geração de energia elétrica e tem espaço para suprir quase um terço do consumo de energia do país.

De forma geral, a cana-de-açúcar é uma boa opção para o setor de bioeletricidade, mas ainda há um longo caminho pela frente. Esta área ainda é um grande desafio e deve ser estudada para ser usada de forma racional e economicamente viável.  Entre as vantagens estão a geração de novos empregos, a aplicação de uma energia menos poluente e mais eficaz, e um negócio com potencial de crescimento.

Diante do potencial de produção e o material disponível, muitas empresas estão investindo nos resíduos de biomassa como estratégia de autossuficiência energética. Apesar de que essa matriz ainda não é suficiente para o abastecimento energético do país. O negócio ainda tem muito o que crescer, mas tem sido uma grande aposta para o futuro.

Você sabia que é possível reciclar embalagens de aerossol?

spray_1
Imagem ilustrativa.
 
Assim como pilhas, lâmpadas fluorescentes, tintas e restos de produtos de limpeza, os aerossóis necessitam de um cuidado especial após o uso porque, mesmo vazios, ainda possuem restos de gases tóxicos ou inflamáveis que são nocivos para o meio ambiente e para as pessoas que venham manipulá-los.
Descarte correto:
Esvazie a lata.
Separe as partes plásticas da embalagem (geralmente a tampa) e descarte no lixo reciclável.
As latas podem ficar depositadas temporariamente em casa, desde que longe de fontes de calor (incluindo sol) e longe do lixo orgânico ou do banheiro, para evitar contaminação.
Leve as embalagens até postos de reciclagem especializados.
 
Fique atento aos riscos!
Cuidados especiais são necessários. Ao serem amassadas ou furadas, as latas de aerossol podem causar contaminação e até mesmo explosão. A substância que mantém o conteúdo pressurizado é chamada de propelente e é extremamente inflamável, podendo explodir a temperaturas próximas a 50ºC, causando riscos de contaminação ao meio ambiente.
Atente-se. Faça a sua parte.
Fonte: http://separenaopare.com.br/como-reciclar/lata-de-aerossol/

E-LIXO: SAIBA MAIS SOBRE O CONSUMO E DESCARTE CONSCIENTE

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem se tornado um assunto diário na vida de todos. Se tornou comum ver grandes marcas com campanhas focadas em alertar e conscientizar sobre costumes que devem ser adotados para propagar um consumo mais consciente e o descarte correto dos materiais.

Devido a acelerada produção de objetos eletrônicos e o avanço tecnológico, a situação tem se tornado crítica. O mundo digital se tornou uma realidade, porém trouxe consequências. Como os dispositivos evoluem a cada dia, é comum que os antigos sejam substituídos por outros com mais funcionalidades, o que aumenta o acumulo de lixo eletrônico nos aterros. É preciso ter consciência no consumismo desenfreado.

Também chamado de e-lixo, existem 4 linhas desses produtos: a linha branca, formada por refrigeradores, fogões, secadoras e lavadoras; a linha marrom, composta de monitores, televisores, equipamentos de áudio e filmadoras; a linha azul, constituída por batedeiras, liquidificadores, furadeiras e cafeteiras; e, por último, a linha verde, formada por computadores, notebooks, tablets e celulares.

Os resíduos eletrônicos mais nocivos estão nas linhas marrom e verde. Estes lixos ganham destaque pela quantidade e o perigo que existe em seus componentes. Em computadores, celulares e televisores é comum encontrar elementos como mercúrio, cádmio, prata, chumbo e arsênio. Além disso, esses aparelhos utilizam uma grande quantidade de metais, vidros e plásticos em suas composições.

A vida útil dos aparelhos diminuiu e a sucata eletrônica aumentou. É necessário mais responsabilidade sobre o destino final dos resíduos, porque muitos materiais podem ser reciclados e reaproveitados. A falta de informação é um dos principais problemas enfrentados na remoção dos aparelhos.

O lixo eletrônico precisa de cuidados especiais em seu descarte por possuir componentes tóxicos que são extremamente agressivos ao meio ambiente e a saúde humana. Quer fazer a remoção correta? Conheça a Mejan. Após feita a coleta, os objetos são segregados e encaminhados para empresas específicas que fazem o reaproveitamento dos materiais. Cuide do meio ambiente e proteja a vida na Terra. Faça sua parte!

https://www.ecycle.com.br/7076-onde-descartar-lixo-eletronico.html
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml

LIXO HOSPITALAR: EVITE AS CONTAMINAÇÕES POR MEIO DO DESCARTE IDEAL

Descarte do lixo hospitalar
Imagem ilustrativa.

Por ano, cada brasileiro produz em média 383 kg de lixo. Esses materiais são classificados em diversas categorias, como o lixo orgânico, reciclável, resíduos de higiene, entre muitos outros que não vemos diretamente. Indústrias, hospitais e estabelecimentos comerciais produzem resíduos e lixo eletrônico que devem ser tratados cada um de sua forma. É necessário que haja uma consciência coletiva de tudo que é descartado e como é realizado esse manejo, porque, afinal de contas, esse mesmo lixo continuará no planeta.

coleta 

Há um descarte específico para cada objeto, para que não se proliferem doenças e parasitas e ainda ajude com a preservação ambiental. Dentre os resíduos mais perigosos está o lixo hospitalar. Este, quando não jogado fora ou tratado de forma correta, pode acabar se misturando com o lixo comum e indo parar em aterros sanitários, ou até mesmo em usinas de reciclagem, onde provoca acidentes e contaminações. O lixo hospitalar é produzido em hospitais, clínicas médicas, estúdios de tatuagens e piercings, farmácias e até mesmo em casa com curativos, seringas e outros dejetos que são os principais responsáveis por infecções.

transporte

Antes da coleta desses materiais, deve-se entender que existe uma segmentação para cada tipo. O grupo A é formado por resíduos biológicos, o B por resíduos químicos, o C por rejeitos radioativos, o D por resíduos comuns e o grupo E, por materiais perfurocortantes.  O armazenamento temporário é realizado até que a coleta hospitalar seja feita para os devidos fins. Nesse processo os materiais são recolhidos e isolados até que sejam transportados para as unidades de tratamento. Quando chegam nessas unidades, são descontaminados e destruídos, geralmente por meio de incineração. Algumas clínicas e hospitais já possuem seus próprios fornos, mas há hospitais que contam com empresas especializadas para prestar esses tipos de serviços.

tratamento

Essas empresas devem seguir as normas estabelecidas pela CONAMA e pela ANVISA para fazer a manutenção. Isso evita que os materiais contaminem o solo, as nascentes e que provoquem acidentes. A Mejan Ambiental é licenciada pelos devidos órgãos, possuí autoclaves próprios e oferece o serviço de descarte ideal para todos os tipos de materiais. Para os lixos hospitalares funciona da seguinte forma:

fluxograma-servicos-saude

Informe-se, reduza, recicle e repense. Conte sempre com a Mejan.

Mais informações: http://www.mejan.com.br/residuos-servicos-de-saude.html

Biomassa: Produção de energia sustentável e eficiente

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Sustentabilidade, reciclagem e preservação são temas atuais e relevantes que se tornaram pautas obrigatórias a serem discutidas em ambientes corporativos. Inovar é preciso. Inovar com atenção e cuidado ao meio ambiente é uma necessidade.

As fontes de energia renováveis são um assunto em expansão no mundo todo, grandes indústrias e empresas se voltam em busca de conhecimento e opções sustentáveis para diminuir a emissão de gazes poluentes. Uma alternativa eficaz e de baixo custo é a biomassa.

A biomassa se dá por meio de resíduos de madeira, bagaço de cana, lenha, carvão vegetal, dejetos de animais e diversas outras fontes primárias de energia. Estes materiais, quando comparados aos combustíveis fósseis (petróleo, carvão), apresentam um novo meio de gerar energia, poluir menos e reaproveitar o que poderia ser descartado na natureza.

Quando produzida de maneira consciente, gera inúmeros benefícios econômicos, sociais e ambientais por ser uma fonte que se destaca por sua alta densidade energética e sua facilidade de armazenamento, conversão e transporte. Além de todas essas vantagens, a biomassa é produzida regionalmente, gerando empregos diretos e indiretos, o que contribui com a escassez da pobreza e, assim, movimenta um novo giro econômico, cria independência energética e gera receitas regionais.

A busca por meios renováveis tem sido incessável para aqueles que se preocupam com o futuro do planeta. Lavoisier disse: “Na natureza nada se cria, tudo se transforma”, uma frase que pode definir bem o significado da biomassa quando usada de forma inteligente.

Pensando nisso, a Mejan desenvolve um trabalho destinado à biomassa com os resíduos de madeira da construção civil. Confira no infográfico abaixo:

BIOMASSAPara mais informações entre no site: http://www.mejan.com.br/residuos-biomassa.html

Fonte: http://www.lippel.com.br/br/o-que-e-biomassa.html

O planeta está mais verde do que há 20 anos, mas muita calma nessa hora

_105757978_nasa7_full
Foto: NASA

A NASA divulgou recentemente o estudo que analisou dados e imagens da Terra coletadas durante duas décadas por dois satélites. O objetivo da pesquisa era observar o comportamento das áreas verdes pelo mundo. E a boa notícia veio.

A conclusão surpreendente é de que a planeta se tornou mais verde nos últimos 20 anos. O aumento das áreas foliares globais se deve aos dois países mais populosos do mundo, China e Índia, e a expansão de suas áreas agrícolas. Segundo os dados, esse crescimento foliar é equivalente a toda cobertura da Amazônia.

Há algum tempo, a China implantou programas de conservação e expansão de suas florestas na intenção de reduzir os efeitos da erosão do solo, poluição do ar e as mudanças climáticas. Já o “novo verde” da Índia se deve ao aumento do setor agrícola do país. Ambas ações já deram bons resultados.

Mas nem tudo são mares de rosas. Segundo o comunicado dos cientistas que realizaram o estudo, o aumento da vegetação não compensa os danos causados pela perda da cobertura natural em regiões tropicais, como Brasil e Indonésia. A preservação deve continuar.

Lembrando que a terra destinada para agricultura não ajuda a armazenar o carbono, como fazem as florestas.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47366528

Sacola biodegradável feita de mandioca chama atenção na internet

sacola biodegradavelSites e portais de criatividade, tecnologia e inovações promoveram neste mês de janeiro uma matéria que viralizou nas redes sociais: a sacola de mandioca biodegradável.

Criada pelo biólogo Kevin Kumala em Bali, na Indonésia, a inovação é a cara da tradicional sacolinha plástica de supermercado. Entretanto, a embalagem é feita de amido de mandioca solúvel em água quente.

A empresa na qual Kevin atua, a Avani Eco, tem como principal objetivo a criação de soluções biodegradáveis de produtos que seriam produzidos de plástico, um dos maiores vilões ao meio ambiente devido a seu longo período de biodegradação na natureza. Por isso, a ideia é muito interessante do ponto de vista sustentável.

Por ser produzida com amido de mandioca, a sacola de bioplástico não é tóxica, pode ser reciclada com papel, derrete em água morna e na natureza desaparece em questão de meses. Mesmo assim, o material consegue ser resistente ao peso de até três quilos, à chuva e a outros imprevistos.

No vídeo abaixo é possível observar a sacola sendo dissolvida. Assista:

5 alertas sobre a produção de plástico no mundo 

1 – Cerca de 8% de todo o petróleo do mundo é usado na produção de plástico — e as estimativas apontam que até 2050, esse número deve subir para 20%.

2 – Quase metade de todo o plástico produzido até hoje no mundo foi fabricado a partir do ano 2000.

3 – Mais de 18 bilhões de quilos de plástico descartado em regiões costeiras vai parar nos oceanos todos os anos.

4 – Menos de um quinto de todo o plástico fabricado no mundo é reciclado.

5 – Milhares de animais marinhos morrem todos os anos por engolir sacolas plásticas que são confundidas com águas-vivas.