Sites e portais de criatividade, tecnologia e inovações promoveram neste mês de janeiro uma matéria que viralizou nas redes sociais: a sacola de mandioca biodegradável.
Criada pelo biólogo Kevin Kumala em Bali, na Indonésia, a inovação é a cara da tradicional sacolinha plástica de supermercado. Entretanto, a embalagem é feita de amido de mandioca solúvel em água quente.
A empresa na qual Kevin atua, a Avani Eco, tem como principal objetivo a criação de soluções biodegradáveis de produtos que seriam produzidos de plástico, um dos maiores vilões ao meio ambiente devido a seu longo período de biodegradação na natureza. Por isso, a ideia é muito interessante do ponto de vista sustentável.
Por ser produzida com amido de mandioca, a sacola de bioplástico não é tóxica, pode ser reciclada com papel, derrete em água morna e na natureza desaparece em questão de meses. Mesmo assim, o material consegue ser resistente ao peso de até três quilos, à chuva e a outros imprevistos.
No vídeo abaixo é possível observar a sacola sendo dissolvida. Assista:
5 alertas sobre a produção de plástico no mundo
1 – Cerca de 8% de todo o petróleo do mundo é usado na produção de plástico — e as estimativas apontam que até 2050, esse número deve subir para 20%.
2 – Quase metade de todo o plástico produzido até hoje no mundo foi fabricado a partir do ano 2000.
3 – Mais de 18 bilhões de quilos de plástico descartado em regiões costeiras vai parar nos oceanos todos os anos.
4 – Menos de um quinto de todo o plástico fabricado no mundo é reciclado.
5 – Milhares de animais marinhos morrem todos os anos por engolir sacolas plásticas que são confundidas com águas-vivas.