No próximo dia 3 de setembro é comemorado o Dia do Biólogo, mas você já parou para pensar a importância dessa profissão no desenvolver e manutenção do nosso planeta.
Muitos conhecem o biólogo apenas por sua pesquisa científica, estudo de espécies e seus hábitos, funções presentes de forma primordial no dia a dia do próprio, mas este também pode atuar na área ambiental, biotecnológica e saúde pública.
Bioinformática
A bioinformática consiste em utilizar a tecnologia computacional no tratamento de dados biológicos. Este é um recurso bastante utilizado em pesquisas, principalmente na área da genética e biologia molecular.
O biólogo é responsável por desenvolver programas capazes de processar os dados coletados nos experimentos científicos. Estes programas precisam ser capazes de armazenar, organizar e relacionar as informações biológicas, além de processar os dados com rapidez.
Ele precisa criar um banco de dados capaz de identificar genes, prever a configuração tridimensional de proteínas, identificar inibidores de enzimas, simular células, etc.
Controle de Pragas
O trabalho de um biólogo no controle de pragas começa por identificar quais são as espécies que estão prejudicando determinada região.
A partir dessa identificação, o biólogo elabora estratégias de eliminação dessas pragas de forma que não afetem plantas e outras espécies daquele ecossistema.
Em plantações, por exemplo, o biólogo realiza visitas constantes aos locais de plantio para observar se existem indícios de alguma praga e também realiza procedimentos para prevenir o aparecimento delas.
Além de eliminar pragas, o biólogo atua também no controle de transmissão de doenças entre animais.
Saúde Pública
Em órgãos públicos, um biólogo pode assumir atribuições de Agente de Saúde e Sanitarista. Isso porque o biólogo está preparado para lidar com epidemias e doenças emergentes.
Em geral, o biólogo faz parte de uma equipe com outros profissionais da saúde, como nutricionistas, médicos, enfermeiros, etc. Ele ajuda na elaboração de políticas públicas de saúde com o objetivo de prevenir epidemias e conscientizar a população sobre parasitas e doenças.
Os conhecimentos sobre a natureza e organismos vivos capacitam o biólogo a atuar também em saúde coletiva. Este profissional é capaz de identificar quais espécies de vírus, bactérias ou parasitas infestam determinada região, propor e executar ações de controle e extermínio destas espécies.
O biólogo pode realizar estudos sobre os mais variados tipos de organismos vivos de determinada região. Para isso, coleta amostras e cataloga todas as espécies encontradas.
Junto à saúde pública ele também realiza um trabalho de orientação de famílias sobre cuidados domésticos para evitar a contaminação por parasitas e microrganismos.
Biologia Marinha
Estuda as espécies que vivem no mar. O biólogo realiza saídas de campo para coletar amostras e observar o comportamento das espécies marinhas.
Outra etapa do trabalho é dentro de um laboratório, onde o biólogo irá analisar as amostras coletadas, descrever suas observações e organizar as informações para fundamentar sua pesquisa.
Meio Ambiente
O biólogo elabora e implementa programas de preservação da fauna e flora. Realiza estudos sobre a população de animais e vegetais de determinada região e escreve pareceres e relatórios sobre o impacto que determinada ação de ocupação exerce na biodiversidade existente.
Também presta consultoria a empresas no que diz respeito a ações de recuperação de áreas degradadas ou como descartar corretamente resíduos provenientes da manufatura de produtos.
Genética
A genética humana é um dos campos de pesquisa que estão em alta para um biólogo. Isso porque, apesar de já observarmos incríveis avanços nessa área, ainda existe muito a ser explorado. Além disso, os estudos em genética têm contribuído bastante em outras áreas da biologia e medicina.
O biólogo geneticista realiza pesquisas e experimentos sobre o mapeamento genético e o uso de células-tronco em áreas como a cardiologia, neurologia, endocrinologia, etc.
Em laboratórios, o biólogo realiza exames para diagnóstico de doenças genéticas.
Essa são apenas algumas das dezenas de funções que o biólogo exerce em busca de preservar o nosso planeta, as nossas faunas, as diversas vidas animais presentes neste e, até mesmo, a nossa própria saúde.
Parabéns pelo seu dia, biólogos.
O seu trabalho é mais do que valorizado por nós da Mejan Ambiental!