Arquivos mensais: junho 2021

Por que as empresas devem se preocupar com o tratamento de seus resíduos?

O Brasil é um dos maiores produtores de lixo do mundo. As principais produtoras de resíduos são as empresas, por isso elas devem estar sempre atentas ao tema e procurar soluções para os resíduos produzidos.

Existem diversas obrigações que a legislação impõe sobre como descartar e destinar os seus resíduos. Agora quando o gerador não dá a devida importância ou não cumpre com suas obrigações, poderá sofrer multas, interdições e até mesmo a detenções dos responsáveis.

Em 30 de junho de 2020, o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Portaria nº 280, instituiu o Manifesto de Transporte de Resíduos e o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos. O Manifesto de Transporte de Resíduos agora é totalmente digital, eliminando o uso de papel. A ferramenta aumenta a segurança para que os geradores de resíduos possam ter uma comprovação efetiva da destinação final ambientalmente adequada dos seus resíduos. O novo método também é mais eficaz para gerar informações precisas para o transportador, agilizar processos de fiscalização e permite que, em caso de acidentes, o atendimento seja mais ágil.

É de total responsabilidade do gerador emitir o formulário do MTR para informar quem irá transportar e destinar os resíduos. A não emissão acarreta multa.

Faça sua parte e regularize sua situação com o Ministério do Meio Ambiente. O descarte correto é bom para todos. Contate a Mejan Ambiental e regularize sua situação.