Arquivos mensais: junho 2020

HIDROJATEAMENTO X COVID-19

Saiba como o serviço pode ser um aliado da saúde neste momento de pandemia

O coronavírus se tornou um grande problema global. É quase impossível conter a disseminação em lojas, empresas, indústrias, prefeituras, centros de saúde ou lugares onde hajam grandes aglomerações. Com o isolamento social, a proliferação da doença tende a diminuir, desde que sejam seguidas as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde). Mas como limpar grandes centros, ruas, unidades de saúde e outros lugares que possam acumular o vírus?

Nos últimos meses, o HIDROJATEAMENTO tem sido muito requisitado por empresas, indústrias e prefeituras para desinfetar ambientes. O serviço consiste em um caminhão equipado com reservatório de água e uma bomba de alta pressão. O jato remove acúmulo de materiais ou resíduos em superfícies, e está sendo usado com produtos sanitários, onde é possível matar o vírus e evitar que mais pessoas venham a ter a COVID-19.

Pode-se ver relatos do uso do equipamento em diversas cidades do nosso país e até mesmo fora do Brasil. O uso comum do hidrojateamento é para desentupir tubulações, remover sujeiras ou resíduos de quaisquer ambientes.

Na Mejan Ambiental você conta com esse e outros serviços. Conheça nossa empresa. Somos amigos do meio ambiente e da saúde pública. Conte sempre com a gente!


6 dicas essenciais para melhorar sua qualidade de vida durante a quarentena

blog mejan_cabeçalho.jpg

O que você tem feito em casa pela sua saúde e para colaborar com a natureza? Este período de quarentena está mudando a vida de todo mundo, que tal mudar também alguns hábitos, deixar sua casa mais ecológica e cuidar mais de você e do planeta? É possível revolucionar sua vida gastando pouco. Se ligue nas dicas da Mejan.

1) Opte por lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED custam um pouco mais, mas são um ótimo investimento. Elas gastam 80% menos energia e possuem vida útil bem maior que as lâmpadas comuns ou incandescentes.

2) Mantenha os ambientes abertos
Deixar os ambientes bem arejados é bom para sua saúde e também para o seu bolso. Durante o dia evite acender as luzes, curta a luz do sol.

3) Tenha sempre plantas em casa
As plantas além de deixarem os cômodos mais bonitos, são ótimos filtros energéticos e também melhoram a qualidade do ar.

4) Você é responsável pelo seu lixo
Separar o lixo é uma atitude que ajuda muito o meio ambiente. Transforme o lixo orgânico em adubo para enriquecer o solo e deixar suas plantas mais bonitas. Aproveite ao máximo as opções de reciclagem, dá para fazer inúmeras decorações com garrafas pet, vasilhames e outros materiais.

5) Tenha uma horta em casa
Que tal aproveitar o período para plantar? Faça sua horta. Cultive legumes, ervas, temperos e o que mais você quiser. É uma ótima forma de aproveitar melhor seu tempo e economizar no supermercado.

6) Conte sempre com a Mejan Ambiental para descartar resíduos
Na Mejan você conta com a destinação correta de resíduos para TODOS os tipos de materiais. Limpeza e saúde caminham lado a lado. Conheça nossos serviços e colabore com o planeta.

blog mejan_cabeçalho cópia.jpg

Mudar hábitos, repensar, reciclar e cuidar do planeta são atitudes que mudam o mundo. Na Mejan Ambiental você conta diversos serviços que cooperam pela preservação ambiental e saúde pública. Descartar os resíduos corretamente é preservar a vida. Faça sua parte, nós estamos fazendo a nossa.

E aí, gostaram? Deixem seus comentários para a gente!

Está na hora de você saber mais sobre a bioeletricidade

https-::www.revistacanavieiros.com.br:bioeletricidade-brasileira-equivale-a-2x-o-consumo-paraguaio

A biomassa é constituída por toda matéria orgânica, pode ser de origem vegetal ou animal, e é utilizada na produção de energia. Esse tipo de energia é menos poluente que os combustíveis fósseis (carvão, petróleo), além de ser uma opção alternativa, é sustentável e de baixo custo.

Entre as principais fontes energéticas geradas por meio da biomassa encontra-se a cana-de-açúcar, que é aproveitada para a produção do álcool. O bagaço da cana-de-açúcar é o principal recurso potencial para geração de energia elétrica e tem espaço para suprir quase um terço do consumo de energia do país.

De forma geral, a cana-de-açúcar é uma boa opção para o setor de bioeletricidade, mas ainda há um longo caminho pela frente. Esta área ainda é um grande desafio e deve ser estudada para ser usada de forma racional e economicamente viável.  Entre as vantagens estão a geração de novos empregos, a aplicação de uma energia menos poluente e mais eficaz, e um negócio com potencial de crescimento.

Diante do potencial de produção e o material disponível, muitas empresas estão investindo nos resíduos de biomassa como estratégia de autossuficiência energética. Apesar de que essa matriz ainda não é suficiente para o abastecimento energético do país. O negócio ainda tem muito o que crescer, mas tem sido uma grande aposta para o futuro.

Você sabia que é possível reciclar embalagens de aerossol?

spray_1
Imagem ilustrativa.
 
Assim como pilhas, lâmpadas fluorescentes, tintas e restos de produtos de limpeza, os aerossóis necessitam de um cuidado especial após o uso porque, mesmo vazios, ainda possuem restos de gases tóxicos ou inflamáveis que são nocivos para o meio ambiente e para as pessoas que venham manipulá-los.
Descarte correto:
Esvazie a lata.
Separe as partes plásticas da embalagem (geralmente a tampa) e descarte no lixo reciclável.
As latas podem ficar depositadas temporariamente em casa, desde que longe de fontes de calor (incluindo sol) e longe do lixo orgânico ou do banheiro, para evitar contaminação.
Leve as embalagens até postos de reciclagem especializados.
 
Fique atento aos riscos!
Cuidados especiais são necessários. Ao serem amassadas ou furadas, as latas de aerossol podem causar contaminação e até mesmo explosão. A substância que mantém o conteúdo pressurizado é chamada de propelente e é extremamente inflamável, podendo explodir a temperaturas próximas a 50ºC, causando riscos de contaminação ao meio ambiente.
Atente-se. Faça a sua parte.
Fonte: http://separenaopare.com.br/como-reciclar/lata-de-aerossol/

E-LIXO: SAIBA MAIS SOBRE O CONSUMO E DESCARTE CONSCIENTE

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem se tornado um assunto diário na vida de todos. Se tornou comum ver grandes marcas com campanhas focadas em alertar e conscientizar sobre costumes que devem ser adotados para propagar um consumo mais consciente e o descarte correto dos materiais.

Devido a acelerada produção de objetos eletrônicos e o avanço tecnológico, a situação tem se tornado crítica. O mundo digital se tornou uma realidade, porém trouxe consequências. Como os dispositivos evoluem a cada dia, é comum que os antigos sejam substituídos por outros com mais funcionalidades, o que aumenta o acumulo de lixo eletrônico nos aterros. É preciso ter consciência no consumismo desenfreado.

Também chamado de e-lixo, existem 4 linhas desses produtos: a linha branca, formada por refrigeradores, fogões, secadoras e lavadoras; a linha marrom, composta de monitores, televisores, equipamentos de áudio e filmadoras; a linha azul, constituída por batedeiras, liquidificadores, furadeiras e cafeteiras; e, por último, a linha verde, formada por computadores, notebooks, tablets e celulares.

Os resíduos eletrônicos mais nocivos estão nas linhas marrom e verde. Estes lixos ganham destaque pela quantidade e o perigo que existe em seus componentes. Em computadores, celulares e televisores é comum encontrar elementos como mercúrio, cádmio, prata, chumbo e arsênio. Além disso, esses aparelhos utilizam uma grande quantidade de metais, vidros e plásticos em suas composições.

A vida útil dos aparelhos diminuiu e a sucata eletrônica aumentou. É necessário mais responsabilidade sobre o destino final dos resíduos, porque muitos materiais podem ser reciclados e reaproveitados. A falta de informação é um dos principais problemas enfrentados na remoção dos aparelhos.

O lixo eletrônico precisa de cuidados especiais em seu descarte por possuir componentes tóxicos que são extremamente agressivos ao meio ambiente e a saúde humana. Quer fazer a remoção correta? Conheça a Mejan. Após feita a coleta, os objetos são segregados e encaminhados para empresas específicas que fazem o reaproveitamento dos materiais. Cuide do meio ambiente e proteja a vida na Terra. Faça sua parte!

https://www.ecycle.com.br/7076-onde-descartar-lixo-eletronico.html
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml