E-LIXO: SAIBA MAIS SOBRE O CONSUMO E DESCARTE CONSCIENTE

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem se tornado um assunto diário na vida de todos. Se tornou comum ver grandes marcas com campanhas focadas em alertar e conscientizar sobre costumes que devem ser adotados para propagar um consumo mais consciente e o descarte correto dos materiais.

Devido a acelerada produção de objetos eletrônicos e o avanço tecnológico, a situação tem se tornado crítica. O mundo digital se tornou uma realidade, porém trouxe consequências. Como os dispositivos evoluem a cada dia, é comum que os antigos sejam substituídos por outros com mais funcionalidades, o que aumenta o acumulo de lixo eletrônico nos aterros. É preciso ter consciência no consumismo desenfreado.

Também chamado de e-lixo, existem 4 linhas desses produtos: a linha branca, formada por refrigeradores, fogões, secadoras e lavadoras; a linha marrom, composta de monitores, televisores, equipamentos de áudio e filmadoras; a linha azul, constituída por batedeiras, liquidificadores, furadeiras e cafeteiras; e, por último, a linha verde, formada por computadores, notebooks, tablets e celulares.

Os resíduos eletrônicos mais nocivos estão nas linhas marrom e verde. Estes lixos ganham destaque pela quantidade e o perigo que existe em seus componentes. Em computadores, celulares e televisores é comum encontrar elementos como mercúrio, cádmio, prata, chumbo e arsênio. Além disso, esses aparelhos utilizam uma grande quantidade de metais, vidros e plásticos em suas composições.

A vida útil dos aparelhos diminuiu e a sucata eletrônica aumentou. É necessário mais responsabilidade sobre o destino final dos resíduos, porque muitos materiais podem ser reciclados e reaproveitados. A falta de informação é um dos principais problemas enfrentados na remoção dos aparelhos.

O lixo eletrônico precisa de cuidados especiais em seu descarte por possuir componentes tóxicos que são extremamente agressivos ao meio ambiente e a saúde humana. Quer fazer a remoção correta? Conheça a Mejan. Após feita a coleta, os objetos são segregados e encaminhados para empresas específicas que fazem o reaproveitamento dos materiais. Cuide do meio ambiente e proteja a vida na Terra. Faça sua parte!

https://www.ecycle.com.br/7076-onde-descartar-lixo-eletronico.html
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *