Arquivos mensais: fevereiro 2018

Dia do Turismo Ecológico

O ecoturismo ou turismo ecológico

Imagem 1

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) e a Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES ou The International Ecotourism Society), o Ecoturismo, ou Turismo Ecológico, é o “segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

Resumidamente, a atividade é um formato de turismo que promove contato com o meio ambiente e é fundamentada em três conceitos principais: educação, conservação e sustentabilidade.

Sendo assim, o ecoturismo torna-se uma alavanca de contribuições positivas que beneficiam o bem-estar ambiental, social, cultural e econômico, inclusive por meio de incentivos financeiros para a conservação de valorização do patrimônio natural.

Consequentemente, os maiores beneficiados com esses aspectos encontram-se nos pequenos municípios interioranos ao redor do mundo. Portanto, esses processos possibilitam que as pequenas comunidades locais desenvolvam-se sustentavelmente. Motivos que fazem dessa data uma comemoração que valoriza a diversidade natural do Brasil e no mundo.

 

Curiosidades

Imagem 2

Na internet, os ecoturistas de carteirinha criaram os 10 mandamentos do ecoturismo:

  1. Amarás a Natureza sobre todas as coisas;
  2. Honrarás e preservarás o bom humor;
  3. Estarás sempre pronto a colaborar;
  4. Serás capaz de te adaptares aos imprevistos;
  5. Utilizarás os serviços dos guias credenciados;
  6. Não reclamarás;
  7. Não invocarás o nome do guia em vão para perguntar se falta muito para chegar;
  8. Não considerarás chuvas, atoleiros ou pontes quebradas como imprevistos;
  9. Não poluirás o meio-ambiente;
  10. 10. Preservarás e respeitás a biodiversidade, não poluirás as nascentes, os leitos e margens, não destruirás as matas ciliares, não degradarás o meio ambiente, e compartilharás a sustentabilidade.

 

Gostou desse conteúdo? Aproveite para marcar e compartilhar com os amigos que gostam de aventuras em meio à natureza.

Coleta Seletiva: qual a importância do sistema de recicláveis previamente separados?

 

imagem

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de resíduos previamente separados de acordo com seu material e composição. Inicialmente, para aderir ao processo, é necessário avaliar o tipo de lixo produzido no local, quantitativamente e qualitativamente, para estruturar a melhor forma de coleta.

Existem diversos tipos de aderentes da coleta seletiva, como veículos que passam nas residências e recolhem separadamente cada material, os postos de entrega voluntária localizados em locais públicos e estratégicos, e também os pontos onde você troca seus materiais por algum outro produto.

Cada tipo de resíduo conta com um processo de reciclagem próprio, se caso misturado com outros tipos, sua reciclagem se torna mais cara ou inviável. Do ponto de vista financeiro, a coleta seletiva colabora na hora de identificar materiais que ainda podem ser reaproveitados e vendidos, diminuindo os custos de reciclagem e trazendo benefícios econômicos e sociais.

Quando a coleta acontece, os resíduos recicláveis secos recolhidos são transportados para centrais ou galpões de triagem, onde são separados de acordo com sua composição e vendidos para a indústria de reciclagem. Já os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários.

Além disso, a coleta seletiva ainda ajuda a conscientizar e preservar o meio ambiente, diminuindo a poluição e os danos ambientais ao nosso planeta. Faça sua parte!