Coleta Seletiva: qual a importância do sistema de recicláveis previamente separados?

 

imagem

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de resíduos previamente separados de acordo com seu material e composição. Inicialmente, para aderir ao processo, é necessário avaliar o tipo de lixo produzido no local, quantitativamente e qualitativamente, para estruturar a melhor forma de coleta.

Existem diversos tipos de aderentes da coleta seletiva, como veículos que passam nas residências e recolhem separadamente cada material, os postos de entrega voluntária localizados em locais públicos e estratégicos, e também os pontos onde você troca seus materiais por algum outro produto.

Cada tipo de resíduo conta com um processo de reciclagem próprio, se caso misturado com outros tipos, sua reciclagem se torna mais cara ou inviável. Do ponto de vista financeiro, a coleta seletiva colabora na hora de identificar materiais que ainda podem ser reaproveitados e vendidos, diminuindo os custos de reciclagem e trazendo benefícios econômicos e sociais.

Quando a coleta acontece, os resíduos recicláveis secos recolhidos são transportados para centrais ou galpões de triagem, onde são separados de acordo com sua composição e vendidos para a indústria de reciclagem. Já os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários.

Além disso, a coleta seletiva ainda ajuda a conscientizar e preservar o meio ambiente, diminuindo a poluição e os danos ambientais ao nosso planeta. Faça sua parte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *