Arquivos da categoria: Sem categoria

HIDROJATEAMENTO X COVID-19

Saiba como o serviço pode ser um aliado da saúde neste momento de pandemia

O coronavírus se tornou um grande problema global. É quase impossível conter a disseminação em lojas, empresas, indústrias, prefeituras, centros de saúde ou lugares onde hajam grandes aglomerações. Com o isolamento social, a proliferação da doença tende a diminuir, desde que sejam seguidas as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde). Mas como limpar grandes centros, ruas, unidades de saúde e outros lugares que possam acumular o vírus?

Nos últimos meses, o HIDROJATEAMENTO tem sido muito requisitado por empresas, indústrias e prefeituras para desinfetar ambientes. O serviço consiste em um caminhão equipado com reservatório de água e uma bomba de alta pressão. O jato remove acúmulo de materiais ou resíduos em superfícies, e está sendo usado com produtos sanitários, onde é possível matar o vírus e evitar que mais pessoas venham a ter a COVID-19.

Pode-se ver relatos do uso do equipamento em diversas cidades do nosso país e até mesmo fora do Brasil. O uso comum do hidrojateamento é para desentupir tubulações, remover sujeiras ou resíduos de quaisquer ambientes.

Na Mejan Ambiental você conta com esse e outros serviços. Conheça nossa empresa. Somos amigos do meio ambiente e da saúde pública. Conte sempre com a gente!


6 dicas essenciais para melhorar sua qualidade de vida durante a quarentena

blog mejan_cabeçalho.jpg

O que você tem feito em casa pela sua saúde e para colaborar com a natureza? Este período de quarentena está mudando a vida de todo mundo, que tal mudar também alguns hábitos, deixar sua casa mais ecológica e cuidar mais de você e do planeta? É possível revolucionar sua vida gastando pouco. Se ligue nas dicas da Mejan.

1) Opte por lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED custam um pouco mais, mas são um ótimo investimento. Elas gastam 80% menos energia e possuem vida útil bem maior que as lâmpadas comuns ou incandescentes.

2) Mantenha os ambientes abertos
Deixar os ambientes bem arejados é bom para sua saúde e também para o seu bolso. Durante o dia evite acender as luzes, curta a luz do sol.

3) Tenha sempre plantas em casa
As plantas além de deixarem os cômodos mais bonitos, são ótimos filtros energéticos e também melhoram a qualidade do ar.

4) Você é responsável pelo seu lixo
Separar o lixo é uma atitude que ajuda muito o meio ambiente. Transforme o lixo orgânico em adubo para enriquecer o solo e deixar suas plantas mais bonitas. Aproveite ao máximo as opções de reciclagem, dá para fazer inúmeras decorações com garrafas pet, vasilhames e outros materiais.

5) Tenha uma horta em casa
Que tal aproveitar o período para plantar? Faça sua horta. Cultive legumes, ervas, temperos e o que mais você quiser. É uma ótima forma de aproveitar melhor seu tempo e economizar no supermercado.

6) Conte sempre com a Mejan Ambiental para descartar resíduos
Na Mejan você conta com a destinação correta de resíduos para TODOS os tipos de materiais. Limpeza e saúde caminham lado a lado. Conheça nossos serviços e colabore com o planeta.

blog mejan_cabeçalho cópia.jpg

Mudar hábitos, repensar, reciclar e cuidar do planeta são atitudes que mudam o mundo. Na Mejan Ambiental você conta diversos serviços que cooperam pela preservação ambiental e saúde pública. Descartar os resíduos corretamente é preservar a vida. Faça sua parte, nós estamos fazendo a nossa.

E aí, gostaram? Deixem seus comentários para a gente!

Está na hora de você saber mais sobre a bioeletricidade

https-::www.revistacanavieiros.com.br:bioeletricidade-brasileira-equivale-a-2x-o-consumo-paraguaio

A biomassa é constituída por toda matéria orgânica, pode ser de origem vegetal ou animal, e é utilizada na produção de energia. Esse tipo de energia é menos poluente que os combustíveis fósseis (carvão, petróleo), além de ser uma opção alternativa, é sustentável e de baixo custo.

Entre as principais fontes energéticas geradas por meio da biomassa encontra-se a cana-de-açúcar, que é aproveitada para a produção do álcool. O bagaço da cana-de-açúcar é o principal recurso potencial para geração de energia elétrica e tem espaço para suprir quase um terço do consumo de energia do país.

De forma geral, a cana-de-açúcar é uma boa opção para o setor de bioeletricidade, mas ainda há um longo caminho pela frente. Esta área ainda é um grande desafio e deve ser estudada para ser usada de forma racional e economicamente viável.  Entre as vantagens estão a geração de novos empregos, a aplicação de uma energia menos poluente e mais eficaz, e um negócio com potencial de crescimento.

Diante do potencial de produção e o material disponível, muitas empresas estão investindo nos resíduos de biomassa como estratégia de autossuficiência energética. Apesar de que essa matriz ainda não é suficiente para o abastecimento energético do país. O negócio ainda tem muito o que crescer, mas tem sido uma grande aposta para o futuro.

Você sabia que é possível reciclar embalagens de aerossol?

spray_1
Imagem ilustrativa.
 
Assim como pilhas, lâmpadas fluorescentes, tintas e restos de produtos de limpeza, os aerossóis necessitam de um cuidado especial após o uso porque, mesmo vazios, ainda possuem restos de gases tóxicos ou inflamáveis que são nocivos para o meio ambiente e para as pessoas que venham manipulá-los.
Descarte correto:
Esvazie a lata.
Separe as partes plásticas da embalagem (geralmente a tampa) e descarte no lixo reciclável.
As latas podem ficar depositadas temporariamente em casa, desde que longe de fontes de calor (incluindo sol) e longe do lixo orgânico ou do banheiro, para evitar contaminação.
Leve as embalagens até postos de reciclagem especializados.
 
Fique atento aos riscos!
Cuidados especiais são necessários. Ao serem amassadas ou furadas, as latas de aerossol podem causar contaminação e até mesmo explosão. A substância que mantém o conteúdo pressurizado é chamada de propelente e é extremamente inflamável, podendo explodir a temperaturas próximas a 50ºC, causando riscos de contaminação ao meio ambiente.
Atente-se. Faça a sua parte.
Fonte: http://separenaopare.com.br/como-reciclar/lata-de-aerossol/

E-LIXO: SAIBA MAIS SOBRE O CONSUMO E DESCARTE CONSCIENTE

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem se tornado um assunto diário na vida de todos. Se tornou comum ver grandes marcas com campanhas focadas em alertar e conscientizar sobre costumes que devem ser adotados para propagar um consumo mais consciente e o descarte correto dos materiais.

Devido a acelerada produção de objetos eletrônicos e o avanço tecnológico, a situação tem se tornado crítica. O mundo digital se tornou uma realidade, porém trouxe consequências. Como os dispositivos evoluem a cada dia, é comum que os antigos sejam substituídos por outros com mais funcionalidades, o que aumenta o acumulo de lixo eletrônico nos aterros. É preciso ter consciência no consumismo desenfreado.

Também chamado de e-lixo, existem 4 linhas desses produtos: a linha branca, formada por refrigeradores, fogões, secadoras e lavadoras; a linha marrom, composta de monitores, televisores, equipamentos de áudio e filmadoras; a linha azul, constituída por batedeiras, liquidificadores, furadeiras e cafeteiras; e, por último, a linha verde, formada por computadores, notebooks, tablets e celulares.

Os resíduos eletrônicos mais nocivos estão nas linhas marrom e verde. Estes lixos ganham destaque pela quantidade e o perigo que existe em seus componentes. Em computadores, celulares e televisores é comum encontrar elementos como mercúrio, cádmio, prata, chumbo e arsênio. Além disso, esses aparelhos utilizam uma grande quantidade de metais, vidros e plásticos em suas composições.

A vida útil dos aparelhos diminuiu e a sucata eletrônica aumentou. É necessário mais responsabilidade sobre o destino final dos resíduos, porque muitos materiais podem ser reciclados e reaproveitados. A falta de informação é um dos principais problemas enfrentados na remoção dos aparelhos.

O lixo eletrônico precisa de cuidados especiais em seu descarte por possuir componentes tóxicos que são extremamente agressivos ao meio ambiente e a saúde humana. Quer fazer a remoção correta? Conheça a Mejan. Após feita a coleta, os objetos são segregados e encaminhados para empresas específicas que fazem o reaproveitamento dos materiais. Cuide do meio ambiente e proteja a vida na Terra. Faça sua parte!

https://www.ecycle.com.br/7076-onde-descartar-lixo-eletronico.html
https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml

Biomassa: Produção de energia sustentável e eficiente

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Sustentabilidade, reciclagem e preservação são temas atuais e relevantes que se tornaram pautas obrigatórias a serem discutidas em ambientes corporativos. Inovar é preciso. Inovar com atenção e cuidado ao meio ambiente é uma necessidade.

As fontes de energia renováveis são um assunto em expansão no mundo todo, grandes indústrias e empresas se voltam em busca de conhecimento e opções sustentáveis para diminuir a emissão de gazes poluentes. Uma alternativa eficaz e de baixo custo é a biomassa.

A biomassa se dá por meio de resíduos de madeira, bagaço de cana, lenha, carvão vegetal, dejetos de animais e diversas outras fontes primárias de energia. Estes materiais, quando comparados aos combustíveis fósseis (petróleo, carvão), apresentam um novo meio de gerar energia, poluir menos e reaproveitar o que poderia ser descartado na natureza.

Quando produzida de maneira consciente, gera inúmeros benefícios econômicos, sociais e ambientais por ser uma fonte que se destaca por sua alta densidade energética e sua facilidade de armazenamento, conversão e transporte. Além de todas essas vantagens, a biomassa é produzida regionalmente, gerando empregos diretos e indiretos, o que contribui com a escassez da pobreza e, assim, movimenta um novo giro econômico, cria independência energética e gera receitas regionais.

A busca por meios renováveis tem sido incessável para aqueles que se preocupam com o futuro do planeta. Lavoisier disse: “Na natureza nada se cria, tudo se transforma”, uma frase que pode definir bem o significado da biomassa quando usada de forma inteligente.

Pensando nisso, a Mejan desenvolve um trabalho destinado à biomassa com os resíduos de madeira da construção civil. Confira no infográfico abaixo:

BIOMASSAPara mais informações entre no site: http://www.mejan.com.br/residuos-biomassa.html

Fonte: http://www.lippel.com.br/br/o-que-e-biomassa.html

O planeta está mais verde do que há 20 anos, mas muita calma nessa hora

_105757978_nasa7_full
Foto: NASA

A NASA divulgou recentemente o estudo que analisou dados e imagens da Terra coletadas durante duas décadas por dois satélites. O objetivo da pesquisa era observar o comportamento das áreas verdes pelo mundo. E a boa notícia veio.

A conclusão surpreendente é de que a planeta se tornou mais verde nos últimos 20 anos. O aumento das áreas foliares globais se deve aos dois países mais populosos do mundo, China e Índia, e a expansão de suas áreas agrícolas. Segundo os dados, esse crescimento foliar é equivalente a toda cobertura da Amazônia.

Há algum tempo, a China implantou programas de conservação e expansão de suas florestas na intenção de reduzir os efeitos da erosão do solo, poluição do ar e as mudanças climáticas. Já o “novo verde” da Índia se deve ao aumento do setor agrícola do país. Ambas ações já deram bons resultados.

Mas nem tudo são mares de rosas. Segundo o comunicado dos cientistas que realizaram o estudo, o aumento da vegetação não compensa os danos causados pela perda da cobertura natural em regiões tropicais, como Brasil e Indonésia. A preservação deve continuar.

Lembrando que a terra destinada para agricultura não ajuda a armazenar o carbono, como fazem as florestas.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47366528

Sacola biodegradável feita de mandioca chama atenção na internet

sacola biodegradavelSites e portais de criatividade, tecnologia e inovações promoveram neste mês de janeiro uma matéria que viralizou nas redes sociais: a sacola de mandioca biodegradável.

Criada pelo biólogo Kevin Kumala em Bali, na Indonésia, a inovação é a cara da tradicional sacolinha plástica de supermercado. Entretanto, a embalagem é feita de amido de mandioca solúvel em água quente.

A empresa na qual Kevin atua, a Avani Eco, tem como principal objetivo a criação de soluções biodegradáveis de produtos que seriam produzidos de plástico, um dos maiores vilões ao meio ambiente devido a seu longo período de biodegradação na natureza. Por isso, a ideia é muito interessante do ponto de vista sustentável.

Por ser produzida com amido de mandioca, a sacola de bioplástico não é tóxica, pode ser reciclada com papel, derrete em água morna e na natureza desaparece em questão de meses. Mesmo assim, o material consegue ser resistente ao peso de até três quilos, à chuva e a outros imprevistos.

No vídeo abaixo é possível observar a sacola sendo dissolvida. Assista:

5 alertas sobre a produção de plástico no mundo 

1 – Cerca de 8% de todo o petróleo do mundo é usado na produção de plástico — e as estimativas apontam que até 2050, esse número deve subir para 20%.

2 – Quase metade de todo o plástico produzido até hoje no mundo foi fabricado a partir do ano 2000.

3 – Mais de 18 bilhões de quilos de plástico descartado em regiões costeiras vai parar nos oceanos todos os anos.

4 – Menos de um quinto de todo o plástico fabricado no mundo é reciclado.

5 – Milhares de animais marinhos morrem todos os anos por engolir sacolas plásticas que são confundidas com águas-vivas.

6 aplicativos para tornar a sua vida mais sustentável

Como seria juntar tecnologia, sustentabilidade e praticidade? Parece impossível, mas alguns aplicativos estão prontos para ajudar. A Mejan Ambiental selecionou 6 plataformas que podem transformar a sua vida e ainda otimizar o seu tempo.

Desde diminuir o tempo no banho, economizar combustível, encontrar pontos de coleta reciclável e até saber quanto CO2 você emite no planeta através de seu carro. É só escolher o melhor pra você!

Mejan

Ride Off Carbon

Função: permite saber quanto CO2 você emite rodando de carro e o quanto pode reduzir se optar pelo ônibus ou bicicleta.

Disponível para Android – Grátis

GoodGuide

Função: com o aplicativo, você escaneia o código de barra de diversos produtos e a plataforma informa se este contém substâncias nocivas, se sua produção afeta o meio ambiente ou se há registros de trabalho escravo. Você também pode fazer uma busca pelo nome da marca e encontrar todos seus produtos.

Disponível para iOS e Android – Grátis

Manual de Etiqueta – Planeta Sustentável

Função: oferece diversas dicas sobre energia, cidadania e consumo consciente. O app cria uma árvore virtual que cresce conforme você vai lendo as dicas.

Disponível para iOS – Grátis

Ecopontos

Função: o aplicativo acessa a sua localização e auxilia você a encontrar um ponto de descarte para o óleo de cozinha utilizado em sua casa de acordo com a sua localização, evitando o despejo incorreto na pia.

Disponível para iOS e Android – Grátis

Pegada Hydros

Função: a plataforma calcula a quantidade de água gasta nas suas atividades diárias, como tomar banho, lavar a louça e escovar os dentes, e dá dicas de como você pode economizar este gasto.

Disponível para iOS e Android – Grátis

Carbon Z – Pegada de Carbono

Função: o app realiza o cálculo de quanto CO2 pessoas, empresas, indústrias e eventos emitem no planeta e indica sua neutralização através da plantaçãoo de árvores.

Disponível para Android – Grátis