O planeta está mais verde do que há 20 anos, mas muita calma nessa hora

_105757978_nasa7_full
Foto: NASA

A NASA divulgou recentemente o estudo que analisou dados e imagens da Terra coletadas durante duas décadas por dois satélites. O objetivo da pesquisa era observar o comportamento das áreas verdes pelo mundo. E a boa notícia veio.

A conclusão surpreendente é de que a planeta se tornou mais verde nos últimos 20 anos. O aumento das áreas foliares globais se deve aos dois países mais populosos do mundo, China e Índia, e a expansão de suas áreas agrícolas. Segundo os dados, esse crescimento foliar é equivalente a toda cobertura da Amazônia.

Há algum tempo, a China implantou programas de conservação e expansão de suas florestas na intenção de reduzir os efeitos da erosão do solo, poluição do ar e as mudanças climáticas. Já o “novo verde” da Índia se deve ao aumento do setor agrícola do país. Ambas ações já deram bons resultados.

Mas nem tudo são mares de rosas. Segundo o comunicado dos cientistas que realizaram o estudo, o aumento da vegetação não compensa os danos causados pela perda da cobertura natural em regiões tropicais, como Brasil e Indonésia. A preservação deve continuar.

Lembrando que a terra destinada para agricultura não ajuda a armazenar o carbono, como fazem as florestas.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47366528

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *