O que fazer com seu lixo eletrônico?

blog

O Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e o segundo entre os países emergentes, atrás apenas da China. A diferença é que no país asiático a reciclagem desse tipo de resíduo é vista como uma oportunidade de negócio, inclusive importam o material de outros países, enquanto no Brasil ainda estamos engatinhando, reciclamos apenas 2% do que é gerado. A média mundial, segundo a ONU, é estimada em 13%.

Os prejuízos causados pelo descarte irregular de equipamentos eletrônicos são imensos e levam à contaminação do solo, da água e do ar com metais pesados. Cádmio, chumbo e cobre são apenas algumas das substâncias tóxicas que estão presentes nesses equipamentos descartados e que podem causar dano à saúde, como feridas em órgãos internos, câncer e doenças respiratórias em humanos quando encontradas em grande quantidade, além de afetarem também os animais e plantas.

Mas e então, qual é a solução?

Existem um conjunto de princípios para orientar o desenvolvimento de formas para lidar com o lixo eletrônico, entre elas:

  • Campanhas de sensibilização com apoio de fabricantes, prestadores de serviços, varejistas e conselhos locais visando educar os consumidores sobre o seu papel fundamental na cadeia de reciclagem;
  • Organizar a coleta seletiva de telefones celulares como passo fundamental na cadeia de reciclagem. No entanto, os benefícios sociais da reciclagem do lixo eletrônico só podem ser alcançados se o que for coletado possa ser canalizado para as melhores opções de tratamento;
  • Eficiência no processo de recuperação se mostra igualmente importante para o trato de metais, que são amplamente usados em equipamentos eletrônicos modernos.

Essa responsabilidade é de todos. A Mejan Ambiental, como empresa ou enquanto parte de uma sociedade, tem como missão auxiliar outras empresas na destinação correta de equipamentos eletrônicos, garantindo sua sobrevida por meio de reuso ou reinserindo seus componentes como matéria-prima em outros ciclos de produção, reduzindo a destinação para aterros.

Com a Mejan é assim: sua empresa sempre em dia com as responsabilidades ambientais.

Para saber como contratar nossos serviços acesse: http://www.mejan.com.br/contato.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *